sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Produção Musical



No site pessoal do Produtor Musical "Ticiano Paludo" , há uma lista de perguntas e respostas que podem aconselhar bandas independentes que queiram investir na produção de seu disco. A pergunta escolhida para destaque aqui no blog, foi:

15) Como está o mercado hoje? Como faço para minha banda alcançar o público e obter êxito?

R: O mercado está diferente. Antigamente, os selos e as gravadoras investiam pesado nos artistas, inclusive em novos artistas, bancando custos de gravação e produção dos álbuns, marketing e divulgação. HOJE a própria banda é responsável por custear seu material de áudio, incluindo a prensagem. Depois de gravado, masterizado e prensado, aí sim o trabalho pode ser apresentado a um selo para que esse funcione como um parceiro de distribuição. Mesmo assim, é ideal que a própria banda tenha uma assessoria de imprensa e marketing. As rádios praticamente não tocam artistas novos. A Internet tem sido um ótimo caminho para se divulgar o trabalho. O investimento é pequeno e pode gerar ótimos resultados. E quando o artista procurar um selo, se o album não estiver impecável e, de preferência prensado, o selo não vai querer nem ouvir. Ou seja, selos no máximo prensam e distribuem. Bancar a gravação, não. A banda pode ainda vender seus CDs nos shows e ser detentora total de sua obra, o que renderá muito mais para a mesma.

Para ler as outras perguntas do "faq", acesse: http://www.pontowav.com.br/hotsite/producao.php

Nenhum comentário: